DIRETORIA TÉCNICA

PRESIDENTE                                                                            RICARDO JOSÉ ROMANO VEIGA
VICE PRESIDENTE                                                                  THIAGO NATAL DUARTE
DIRETORA ADMINISTRATIVA FISCAL                                SILVIA FARIA VEIGA
DIRETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS                    ANDRÉ MIRAGAIA MENDES
DIRETOR TÉCNICO                                                                 GUILHERME CALIÓ CICERONE
CONSELHO FISCAL                                                               JOSÉ ROBERTO FERNANDES DA SILVA
                                                                                                     MARCO AURÉLIO CASTANHO AGNELI
                                                                                                     MARIA LUCIA GOMES

RICARDO JOSÉ ROMANO VEIGA; 

Formado pela Faculdade de Arquitetura Elmano Ferreira Veloso de São José dos Campos e diplomado pela Faculdade de Arquitetura Braz Cubas em 1980. Arquiteto responsável pela ARS Arquitetura Ltda, autor de projetos de hospitais, clínicas, laboratórios, edifícios e residências. Atual presidente da APBM Associação Parque Burle Marx, atuou como diretor de projetos especiais da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de São José dos Campos, onde teve a oportunidade de elaborar projetos de revitalização do CEFE, Centro de Formação do Educador, abertura do Parque Vicentina Aranha, projeto de arquitetura e paisagismo do Largo de São Benedito e o Plano de Manejo do Parque Burle Marx. Autor do projeto da Capela de Nossa Senhora da Conceição, construção tombada pelo Comphac e IPHAN. Durante essa atuação conseguiu, juntamente com a participação de outros companheiros a aprovação de leis de proteção da área global do Complexo da Tecelagem Parayba, posteriormente tombada pelo IPHAN. Representante em quatro mandatos da APBM no COMPHAC, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural.

THIAGO NATAL DUARTE;

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 2005, cursou um semestre na TU Delft | Holanda em 2002. Foi diretor do IAB-SP durante a gestão de 2014-2016. É sócio fundador da empresa MOBLE ARQUITETURA DE MÓVIES desde 2016.  Em 2019 constituiu o escritório Prumo Projetos, focado em projetos residênciais e comerciais. . Em 2022 tornou-se membro efetivo da Diretoria Técnica da Associação Parque Burle Marx, onde atua no cargo de Vice-Presidente.


SILVIA FARIA VEIGA;

Formou-se na Faculdade de Engenharia Civil da Fundação Valeparaibana de Ensino, em São José dos Campos – SP, em 1982; Sócia da ARS Arquitetura e Planejamento desde 1987, com o arquiteto Ricardo Veiga, escritório especializado na área de arquitetura, interiores, mobiliário e paisagismo; Direção executiva, gerenciamento de projetos complementares, acompanhamento técnico de obra, administração de contratos e aprovações de projetos nos órgãos oficiais; Atual diretora administrativa e fiscal da Associação Parque Burle Marx.

ANDRÉ MIRAGAIA MENDES;


GUILHERME CALIÓ CICERONE;

Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2009 e especializado em Habitação e Cidade pela Escola da Cidade, em 2018. Sócio fundador e diretor da Cicerone Arquitetura, escritório de arquitetura sediado na cidade de São José dos Campos | SP, com foco em projetos para residências, apartamentos, edifícios residenciais, edifícios empresariais, corporativos, comerciais e institucionais. De 2019 a 2022 atuou como conselheiro do COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural) do Município de São José dos Campos | SP, representando os interesses da Associação Parque Burle Marx. Em 2022 tornou-se membro efetivo da Diretoria Técnica da Associação Parque Burle Marx, onde atua no cargo de Diretor Técnico. É fotógrafo e autor dos registros mais recentes do patrimônio tombado pelo IPHAN, existente no Parque Burle Marx em São José dos Campos | SP, cujo acervo pode ser acessado no site da APBM.

JOSÉ ROBERTO FERNANDES DA SILVA;

Formado Bacharel em Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Vale do Paraíba em 1974, com especialização em Administração de Marketing pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, em 1983. Diretor e sócio proprietário da empresa Fernandes Soluções Imobiliárias Ltda, empresa de intermediação e administração de bens imóveis. Atual membro do Conselho Fiscal da Associação Parque Burle Marx, atuou como Secretario de Meio Ambiente da Prefeitura de Jacareí de 2009 à 2012, onde teve oportunidade de participar do desenvolvimento e implantação de uma das primeiras PPPs – Parceria Público Privada, do setor no país, para os serviços de limpeza urbana; atuando também como responsável pela implantação de parques, praças e área verdes, nos municípios de Jacareí, com destaque para o Parque da Cidade, e revitalização do Parque dos Eucaliptos, e diversas áreas verdes no município de Guarulhos Durante sua atuação na Prefeitura de Jacareí, participou entre outros trabalhos, da elaboração do novo Plano Diretor do município, do Plano Municipal de Meio Ambiente, e dos estudos de caracterização da várzea do Rio Paraíba, trecho de Jacareí, junto com o IPT da USP. Foi sócio fundador e diretor da ONG Vale Verde - Associação em Defesa do Meio Ambiente, com forte atuação regional em ações de proteção, preservação e de educação ambiental. Atual representante da APBM no COMPHAC, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural.  

MARCO AURÉLIO CASTANHO AGNELI;

MARIA LUCIA GOMES;

Nasceu em São Paulo, no ano de 1957, filha de Clemente Gomes, e neta de Olivo Gomes, proprietário do complexo Tecelagem Parahyba e Fazenda São José Agropecuária, em São José dos Campos. Passou sua infância e adolescência entre São Paulo e a Casa da Fazenda, projetada pelo arquiteto Rino Levi, dentro do complexo da fábrica de cobertores Parahyba. Tinha uma relação muito próxima com seu pai, dr. Clemente, de admiração e amizade, em uma convivência intensa até sua morte. Conviveu com o paisagista Roberto Burle Marx, durante a execução do jardim da residência projetada pelo arquiteto Rino Levi e nos jardins da Fazenda Vargem Grande, em Areias, S.P. Como empresária, em 1986, fundou a loja Arte & Uso, com objetos do design brasileiro e até obras de arte, à um preço acessível. Em 1988, foi curadora da megaexposição Roberto Burle Marx – vida e obra, no Center Vale Shopping, São José dos Campos. Foi uma das fundadoras da Sociedade Amigos do Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em agosto de 1996. Assumiu o cargo de chefe de Departamento de Projetos Especiais, na Fundação Cassiano Ricardo, de S.J.C., no período de 1993 a 1996, criando projetos culturais que entraram para agenda cultural da cidade até os dias de hoje. Entre 2001 e 2004, foi diretora de Cultura e Patrimonio, na Fundação Cultural de S.J.C., e membro do Conselho Municipal do Patrimonio Historico Artistico Cultural – COMPHAC, em S.J.C., pela Associação Parque Burle Marx, de 2002 a 2016. 





 




Siga-nos